COMO DEIXAR MAIS RAPIDO A CONEXÃO WI-FI DO SEU ANDROID



Nem sempre uma conexão Wi-Fi oferece a velocidade ideal, mesmo quando o pacote de internet contratado é consideravelmente grande. Contudo, esse problema nem sempre está relacionado a velocidade apenas, mas também a outras questões, como posicionamento do Wi-Fi e na configuração do dispositivo. Neste artigo você aprende a melhorar o sinal do modem wireless e também o 3G e o 4G do seu Android.


Atenção: nem eu nem o AndroidPIT podemos ser responsabilizados pelos eventuais erros ocorridos durante o processo.
Como acelerar a conexão Wi-Fi

Neste caso, a melhora do acesso à rede Wi-Fi dependerá mais do seu roteador do que de seu Android. Procure um bom ambiente para posicioná-lo, evite deixá-lo em cômodos isolados da casa ou do escritório. O bom posicionamento do mesmo garantirá um acesso melhor do seu celular à rede.

Agora, se você não puder mover o roteador de lugar e está incomodado com a baixa velocidade de download e upload do dispositivo, vale a pena baixar o app Wi-Fi Analyzer, que monitora as redes mais próximas de você. Esse aplicativo informa como está a qualidade do sinal do seu roteador, bem como seu alcance e outros detalhes que podem te ajudar a escolher a conexão perfeita.




Como mencionei anteriormente, se você tiver problemas com o roteador, o melhor a fazer aqui é substituí-lo. Preparamos um artigo com todos os detalhes que você deve levar em consideração na hora de escolher um novo modem para sua casa:

Wifi Analyzer

Como mencionei anteriormente, se você tiver problemas com o roteador, o melhor a fazer aqui é substituí-lo. Preparamos um artigo com todos os detalhes que você deve levar em consideração na hora de escolher um novo modem para sua casa:
  • Este é o segredo nº. 1 para melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa
Como acelerar a conexão Wi-Fi, 3G e 4G (root)
Também neste caso se trata de uma modificação de um arquivo de sistema, que pode ser usado pelo Android durante a conexão com a internet. Este arquivo contém uma configuração TCP/IP, ou seja, um conjunto de protocolos de transmissão usados para a troca de dados.
Modificando (ou acrescentando) tal configuração, mudaremos o modo com o qual o nosso dispositivo se conecta com o exterior, e é aqui que entra o MДЯCЦSДИT, um membro do XDA Developers que trouxe para o Android uma conhecida otimização da conexão para Linux.
Graças a essa modificação, dependendo do dispositivo e da rede utilizada, obteremos um considerável aumentos da velocidade de download e upload na Wi-Fi, 3G ou 4G!

Material necessário

  • Permissões de root: se não tiver root, você pode usar um procedimento mais simples do aplicativo, mas (como disse o próprio desenvolvedor) também menos eficiente. Nos outros casos, iremos modificar arquivos do sistema que requerem permissões de root.
    • Root: guia geral e perguntas frequentes
  • File sysctl.conf: este é o arquivo que iremos substituir/copiar numa pasta de sistema, contendo os parâmetros da conexão. Baixe-o apenas se quiser executar o procedimento manual, do contrário o aplicativo fará todo o serviço. No link você também encontrará um screenshot do percurso e das permissões que deve conceder;
  • Internet Speed Master: graças a este aplicativo poderemos simplificar o procedimento deixando que ele modifique os parâmetros. Quem não tiver permissões de root poderão experimentar a modalidade Improve Internet Connection.
  • ES Explorador de Arquivos (ou equivalente): um gerenciador de arquivos com permissões de root para poder entrar nas pastas de sistema e mudar as permissões dos arquivos. Indispensável para o procedimentos manual.


Internet Speed Master




ES Explorador de Arquivos
Se não tiver muita prática nos procedimentos de sistema e na utilização de gerenciadores de arquivos com permissões de root, aconselho usar o aplicativo Internet Speed Master, como indicado no procedimento automático. Além de ser mais simples e veloz, pode se mostrar a escolha mais segura. De toda forma, para maior segurança, aconselho que faça um backup dos dados importantes ou um NANDroid backup se tiver permissões de root.

Procedimento automático

  1. Instale o aplicativo Internet Speed Master;
  2. Abra-o e conceda-lhe as permissões de root (se tiver);
  3. Se tiver permissões de root, clique em Apply Patch para aplicar as modificações de sistema. Se não tiver permissões de root ou quiser experimentar primeiro o método mais simples, clique em Improve Internet Connection.


Procedimento manual

  1. Baixe o arquivo sysctl.conf.
  2. Copie o arquivo em seu dispositivo, conectando-o ao PC ou usando o cartão SD, se disponível;
  3. Instale e abra o ES Explorador de Arquivos (ou equivalente) e conceda-lhe permissões de root (menu > Root Explorer > ON > confirmar);
  4. Agora copie o arquivo transferido anteriormente clicando longamente sobre ele e selecionando Copiar;
  5. Entre na pasta (dispositivo) “/system/etc/” e cole dentro dela o arquivo sysctl.conf 
  6. Modifique as permissões do arquivo sysctl.conf, mantendo-o pressionado: Outro > Propriedade > Modificar (permissões) > ative a permissão de leitura e de escrita a proprietário e desative todo o resto. Clicando em OK, ao lado das Permissões você deve encontrar escrito “rw- — —”.
  7. Reinicie o dispositivo.
Se quiser verificar “no papel” o aumento da velocidade, basta instalar o aplicativo Speedtest.net e executar alguns testes antes e depois do processo.

Speedtest.net



Atenção: aconselho fazer diversos testes antes de tirar uma conclusão definitiva, pois os resultados podem variar de acordo com a situação do servidor.

Problemas

Se o seu dispositivo apresentar problemas ou não tiver melhorado a conexão, você poderá anular a modificação clicando em "Restore" no aplicativo Internet Speed Master, ou (se tiver seguido o procedimento manual), apagando o arquivo sysctl.confcopiado na pasta “/system/etc/”.
Fonte: AndroidPIT

Compartilhar Google+

Um Pouco Sobre Gel Tutoriais

Nome Verdadeiro: Jefferson Lima, Idade 25 Anos, Casado, Dono Do Blog Gel Tutoriais e Do Site I Love IPTV. Sempre Proucurando Coisas Novas Para Aprender e Trazer Para Meus Leitores. Sou Um Cara que Vivo Para Aprender, E Tudo Aquilo que Sei Será Adicionado aqui no meu Blog. "Do que Vale O Conhecimento Se não Pode Ser Passado Para Frente...

0 comentários :

Postar um comentário