Como rastrear um celular perdido ou roubado




Todo usuário que já perdeu o celular ou foi roubado sabe que o processo não é nada fácil. Além de não contar mais com o aparelho, o usuário fica com a preocupação de bloquear informações para que outra pessoa não tenha acesso a fotos, mensagens e contatos salvos no smartphone.


Entretanto, o que era uma tarefa complicada ficou um pouco mais simples com a ajuda de ferramentas que ajudam a rastrear um celular perdido ou roubado. Ao acessar a plataforma do smartphone, o usuário consegue localizar ou bloquear o aparelho sem a necessidade de ter um aplicativo instalado no smartphone. Confira os recursos disponíveis para os principais sistemas operacionais para rastrear um celular perdido ou roubado.

Android



Os smartphones com o sistema operacional do Google podem ser localizados ao pesquisar "encontre meu telefone" no buscador. A página encaminha o usuário para a área Minha Conta, onde serão exibidos os aparelhos vinculados aquela conta do Google. Além de localizar o aparelho, a ferramenta consegue bloquear o smartphone e exibir uma mensagem para quem achá-lo. O recurso deixa como única opção disponível ligar para um número adicional registrado pelo dono do celular.


O usuário também pode fazer o celular tocar no volume máximo caso ele tenha esquecido onde o deixou. A plataforma também permite que o dono do smartphone saia da conta registrada no celular para evitar que outra pessoa tenha acesso às suas informações pessoais.

Apple

Os dispositivos com iOS possuem um recurso semelhante ao Android, mas precisam estar logados no iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple. Ao acessar a plataforma, o usuário poderá ver a ferramenta Find My Phone, que consegue exibir a posição do aparelho em um mapa. O usuário também pode travar o dispositivo à distância e enviar uma mensagem com um número de contato.


Assim, a pessoa que estiver com o smartphone só poderá ligar para o dono do smartphone e não conseguirá acessar as informações salvas no dispositivo. Em casos mais extremos, há a possibilidade de apagar o conteúdo do celular remotamente e voltar aos ajustes de fábrica. Se o dispositivo for encontrado, é possível recuperar as informações por meio de um backup no iCloud.
Windows Phone

A Microsoft também oferece um localizador para aparelhos com o seu sistema operacional. O recurso está disponível na área de dispositivos do site da empresa. Para localizar o aparelho, o usuário deve logar com a mesma conta usada no smartphone. Em seguida, a plataforma informa quais celulares estão vinculados a esta conta. Na coluna da direita, clique em Encontrar meu telefone.

A ferramenta exibe o horário e o local em que o aparelho foi visto pela última vez. Ao clicar no link, o usuário pode visualizar um mapa com mais detalhes. A plataforma consegue emitir um som no celular para encontrá-lo. Se desejar, o usuário pode bloquear o smartphone e exibir uma mensagem personalizada na tela para que a pessoa que tenha encontrado o aparelho entre em contato.
Bloqueio com a operadora


Caso o problema não tenha sido resolvido por meio da plataforma do sistema operacional, o usuário pode entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do aparelho. O processo se tornou mais simples e o usuário não precisa informar mais o IMEI. A única informação necessária é o número do celular. Se o aparelho for recuperado, o usuário pode pedir o desbloqueio ligando novamente para a operadora.

Em caso de roubo, é necessário ir até uma delegacia e registrar a ocorrência. Em alguns estados, o bloqueio pode ser feito diretamente pela polícia no momento do registro da ocorrência. As polícias civis dos estados do Ceará, Espirito Santo, Bahia, Sergipe, Mato Grosso e Goiás já têm acesso ao sistema. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Polícia Federal e as polícias civis de Rio de Janeiro e Minas Gerais terão acesso ao sistema em breve.

Compartilhar Google+

Um Pouco Sobre Gel Tutoriais

Nome Verdadeiro: Jefferson Lima, Idade 25 Anos, Casado, Dono Do Blog Gel Tutoriais e Do Site I Love IPTV. Sempre Proucurando Coisas Novas Para Aprender e Trazer Para Meus Leitores. Sou Um Cara que Vivo Para Aprender, E Tudo Aquilo que Sei Será Adicionado aqui no meu Blog. "Do que Vale O Conhecimento Se não Pode Ser Passado Para Frente...

0 comentários :

Postar um comentário