MELHORES GERENCIADORES DE ARQUIVOS: OTIMIZE SEU TEMPO E A MEMÓRIA DO SEU ANDROID


Nossos smartphones guardam informações diferentes a cada minuto, que vão desde fragmentos de sites até fotos, áudios e vídeos que recebemos pelos apps de mensagens. Neste artigo, você vai encontrar uma seleção especial com os melhores gerenciadores de arquivos para Android. Tenho certeza que eles irão otimizar a memória do seu celular sem que você precise perder muito tempo. Confira a seguir.


Como utilizar o gerenciador de arquivos nativo do Android


Por padrão, as versões do Android não trazem um gerenciador de arquivos nativo, com exceção das interfaces customizadas pelas fabricantes. O Marshmallow , contudo, é a única edição do SO que conta com um organizador de pastas e arquivos que pode ser facilmente encontrado pelo usuário.

Total Commander - mais básico nas funções e na interface
O Total Commander é um aplicativo que conheci há pouco tempo, mas que foi capaz de me surpreender com sua simplicidade. Isso porque o app possui todos as funções que estão disponíveis para o usuário na interface principal, dispensando a necessidade de acessar menus alternativos. A navegação é bem intuitiva.

É possível alterar o idioma, os ícones e a cor do aplicativo através das configurações do Total Commander. Quem procura uma opção com ferramentas básicas, como mover pastas e arquivos, copiar, renomear e apagar, encontrará neste app uma boa alternativa. Infelizmente, o suporte para redes remotas ou serviços de armazenamento em nuvem está ausente.


  • Versão do app testada:2.72
  • Tamanho: 1,8 MB
  • Compatibilidade: Android 1.5 ou superior
  • Custo: Grátis (sem compras internas)
Download Aqui!


ES File Explorer - o mais completo

Muitos usuários conhecem o ES File Explorer, que é um dos gerenciadores mais populares da Google Play. O app possui inúmeros recursos e uma interface muito intuitiva, que pode ser configurada para funcionar com gestões específicas através das configurações do aplicativo.


Ele também é uma boa opção para quer quer expandir seu uso para outros fins, como administrar redes e protocolos remotos, gerenciar transferências pelo Bluetooth e sincronizar arquivos com serviço de armazenamento em nuvem. Aliás, o ES File Explorer se encaixa na categoria dos apps que são compatíveis com o espelhamento em Android TVs e Chromecasts.

Indico o ES File para quem procura por um gestor de pastas e arquivos completo e que seja eficiente, inclusive para quem possui acesso root no smartphone.


  • Versão do app testada: 4.0.5.5
  • Tamanho: 8,2 MB
  • Compatibilidade: Android 4.0 ou superior
  • Custo: Grátis (possui compras internas)
Download Aqui!

Solid Explorer - melhor interface

O Solid Explorer lembra bastante o Total Commander, que está no início da lista. Entretanto, a interface deste aplicativo consegue ser superior, visto que a mesma está totalmente adaptada ao Material Design. Logo na página principal encontramos um menu flutuante, que oferece alguns comandos para administrar seus arquivos e, no menu lateral, temos um resumo dos espaços disponíveis no armazenamento interno e externo do aparelho.

Assim como o Total Commander, o Solid Explorer não oferece recursos avançados, ficando limitado a opções mais básicas, como renomear, mover, copiar e apagar pastas e arquivos. Se você está atrás dessas funções e não abre mão de um app com uma interface bonita e intuitiva, pode encontrar no Solid Explorer uma boa opção.
  • Versão do app testada: 2.1.18
  • Tamanho: 2,3 MB
  • Compatibilidade: Android 4.1 ou superior
  • Custo: Grátis (possui compras internas)
Download Aqui!

Clean File Manager- melhor para sincronizar com serviços em nuvem
O Clean File Manager é um aplicativo interessante, que mistura funções básicas, como mover, apagar e excluir, com alguns recursos mais avançados, como backup de arquivos, por exemplo. Algumas funções mais "hardcore", como o suporte para redes remotas, estão disponíveis apenas na versão completa do app. Temos aqui outra opção com boa interface e que oferece o manuseio de recursos de forma intuitiva.


A boa notícia é que a sincronização com o Dropbox, Google Drive e Facebook está disponível na versão básica do app, permitindo ao usuário administrar fotos, vídeos, pastas e áudios que estejam hospedados nesses três sites/ serviços. A busca por arquivos funciona muito bem, visto que a indexação do Clean File é eficiente e localiza pastas e qualquer outra informação dentro do armazenamento rapidamente.

  • Versão do app testada: 2.1.18
  • Tamanho: 1,8 MB
  • Compatibilidade: Android 4.1 ou superior
  • Custo: Grátis (possui compras internas) Premium R$ 3,99
Download Aqui!

File Commander - melhor para gerenciar arquivos pelo PC
O File Commander é conhecido principalmente pelos usuários dos smartphones Xperia, visto que este app vem embarcado por padrão nesses aparelhos. Gosto do aplicativo pela forma como ele exibe todas as informações sobre os armazenamentos do dispositivo - e suas bibliotecas - na interface principal.

Uma das ferramentas que eu mais gosto é a possibilidade de administrar o celular pelo computador através da opção "Transferência de arquivos do PC", que gera um endereço de IP para usuário acessar os arquivos do dispositivo a partir de qualquer navegador de internet. Assim, a principal ferramenta do File Commander se torna útil para quem quer controlar a memória do Android sem precisar estar com o celular por perto.



  • Versão do app testada: 3.7.14
  • Tamanho: 16 MB
  • Compatibilidade: Android 4.0 ou superior
  • Custo: Grátis (possui compras internas) Premium R$ 18,76
Download Aqui!



Compartilhar Google+

Um Pouco Sobre Gel Tutoriais

Nome Verdadeiro: Jefferson Lima, Idade 25 Anos, Casado, Dono Do Blog Gel Tutoriais e Do Site I Love IPTV. Sempre Proucurando Coisas Novas Para Aprender e Trazer Para Meus Leitores. Sou Um Cara que Vivo Para Aprender, E Tudo Aquilo que Sei Será Adicionado aqui no meu Blog. "Do que Vale O Conhecimento Se não Pode Ser Passado Para Frente...

0 comentários :

Postar um comentário