Header Ads

Como Salvar contatos no Gmail (Backup de contatos no android)


Aprenda a fazer o backup de contatos no android para agenda do Gmail e nunca perder nenhum contato, ficam na nuvem google com acesso em qualquer celular.


Veja os contatos no Gmail pelo notebook ou em qualquer outro dispositivo como PC, android e até mesmo em dispositivos iOS, basta acessar Gmail.

Com esse método é impossível perder um novo contato registrado na agenda, mesmo perdendo celular, os contatos ficam salvos na nuvem do Gmail.

Salvar contatos Android

Abra o menu de configurações do android e procure a opção Contas, para configurar a conta google de backup.




Selecione a conta Google, provavelmente já deve ter uma conta google adicionada pois ela é necessária para utilizar a play store.




Dentre as opções de sincronização da conta, selecione a opção contatos, para que os contatos do celular sejam enviados para nuvem.



Para que o envio seja automático a cada novo contato adicionado, é preciso ter ativado a sincronização no android.

Ative essa opção na barra de configurações rápidas do android ou dentro do menu contas, tocando em mais opções.


Exportar contatos Android

Outra opção é exportar os contatos para o armazenamento e depois enviar por e-mail esses contatos para não perder mais.

Primeiro abra os contatos no android e toque para abrir o menu, depois selecione a opção Importar/exportar.



Selecione Exportar para arquivo .vcf dessa forma os contatos vão ser salvos no formato vcf que pode ser aberto em qualquer android e outros aparelhos.


Vai aparecer a opção de selecionar os contatos que deseja exportar, tocando em mais opções vai aparecer para selecionar Todos contatos.


Pronto, vai ser exibido um recado que os contatos estão sendo salvos, isso pode demorar um pouco dependendo do número de contatos que possuir.





Após terminado o processo, o arquivo .vcf vai ficar na raiz do armazenamento interno, basta enviar para o PC, veja como enviar arquivos para o PC sem utilizar cabo.

A desvantagem desse método é que ao modificar a agenda essas mudanças não são salvas, se necessário é preciso exportar novamente.

Mas esse método é mais utilizado para ter um backup adicional quando vai trocar de aparelho por exemplo, recomendo utilizar esse método caso tenha problemas com a nuvem Gmail.

É bom lembrar que para manter sua agenda no android e a agenda do Gmail sincronizada é preciso deixar habilitada a opção de sincronizar no android.

É possível também automatizar a tarefa, por exemplo, toda vez que conectar no wifi (pode ser qualquer uma ou alguma específica) habilitar automaticamente a sincronização no android.

Acessar e editar os contatos no Gmail

Após feito o backup dos contatos e sincronizado, todos os contatos vão estar disponíveis em https://contacts.google.com

Outra forma de acessar é na aba contatos dentro do Gmail, veja na foto abaixo:




É possível mesclar contatos, unir contatos repetidos, adicionar outros números e/ou e-mails, adicionar foto de contato, etc…

Lembrando que todas essas mudanças feitas no Gmail ou no celular, vão ser unificadas assim que houver uma nova sincronização dos contatos.

Nenhum comentário